domingo, 7 de dezembro de 2008

Comunicado....

Oi gente! a partir de Hoje (Domingo) O nosso gato do mês vai mudar, vai ser gato da semana , por que a gente ver um mês inteiro o gato aí fica chato.

ta Bom Meninas! Adoro vocêss. Olha comente sobre essa Mudança, fale o que vocês acharam, ta bom?!

Beiijos - Meninas !!

Acabe com a acne!!!


O que é a acne?
Acne, é uma doença inflamatória da pele, mais frequente na adolescência, quando o nível de hormônios sexuais elevados causam o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de bolhas e pontos negros principalmente no rosto, costas, peito e também nos ombros.
Às vezes os poros bloqueados se infeccionam aparecendo bolhas cheias de pus. Muito comumente se coça ou espreme essas bolhas, causando o agravamento da infecção e podendo deixar cicatrizes.
Controle
A acne pode ser controlada através de uma higienização adequada da pele - hoje estão disponíveis no mercado inúmeros tipos de sabonetes, loções higienizantes e adstringentes para tratar a pele acnéica. Controlar a oleosidade é essencial no caso de pessoas que apresentam este problema. O uso de medicamentos tópicos (géis ou loções) é uma boa alternativa de tratamento e, em casos mais graves, podem ser usados antibióticos. Recentemente surgiu a possibilidade de tratamento com Roacutan - isotretinoína, sendo esta alternativa indicada somente para Acne de graus elevados devido ao grande número de efeitos coletarais e riscos que o medicamento apresenta, por exemplo, mulheres tomando isotretinoína não podem engravidar, sob risco de má-formação do feto.

Tratamentos
Existem muitos produtos no mercado para tratar a acne, muitos deles sem que os efeitos tenham sido comprovados cientificamente. Contudo, uma combinação de tratamentos pode reduzir muito a gravidade da acne na maioria dos casos. Os tratamentos que são mais efetivos devem ser acompanhados de perto por um dermatologista porque possuem uma maior possibilidade de efeitos colaterais. Deve-se consultar um médico especializado para escolher qual tratamento utilizar, principalmente quando utilizados em combinação. Alguns tratamentos que se mostraram efetivos:

Esfoliação da pele
A esfoliação da pele pode ser feita tanto de maneira mecânica quanto através de substâncias químicas como o peróxido de benzoíla e ácido salicílico. Elas atuam prevenindo o acúmulo de células mortas e também ajudam na desobstrução de poros afetados. Dentre os tratamentos tópicos, o peróxido de benzoíla e o ácido salicílico são as medicações mais eficientes.

Antibióticos tópicos e orais
Aplicação de antibióticos na região afetada, utilizando-se cremes e loções a base de eritromicina e ácido fusídico. Eles atuam eliminando as bactérias que se alojam no orifício do folículo piloso.
Existem antibióticos orais que são utilizados em casos mais graves baseados em outros princípios ativos.
O uso de antibióticos tem se tornado menos eficiente na medida em que bactérias P. acnes resistentes tem se tornado mais comuns. A acne geralmente irá reaparecer em alguns dias após o fim do tratamento tópico e algumas semanas após o oral.

Tratamento hormonal
Nas mulheres é possível se aplicar um tratamento hormonal, que consiste na ingestão de contraceptivos orais (hormônios femininos) que neutralizam os efeitos de excessos de hormônios masculinos.

Retinóides tópicos
Agem na normalização do ciclo de vida das células do folículo, dissolvendo e prevenindo a formação de comedões. Eles não impedem a produção de sebo. Estão relacionados à vitamina A. O retinóide tópico mais utilizado em tratamentos é a isotretinoína.

Retinóides orais
Agem reduzindo a secreção de sebo das glândulas. Consiste na ingestão diária de derivados da vitamina A como a isotretinoína ou ácido isotretinóico durante um período de 4 a 6 meses. A isotretinoína tem se mostrado muito efetiva no tratamento da acne severa e pode melhorar ou curar totalmente cerca de 80% dos pacientes tratados.
O tratamento requer um acompanhamento médico bem próximo de um dermatologista devido aos efeitos colaterais (os quais podem ser graves). Os efeitos colaterais mais comuns são a desidratação da pele e sangramentos nasais (conseqüentes da desidratação da mucosa nasal). Há relatos de que a substância pode prejudicar o fígado dos pacientes. Por esse motivo é recomendável que os pacientes façam exames de sangue antes e durante o tratamento. Existem alguns relatos que sugerem que a droga pode gerar depressão, mas não há concordância na literatura médica a respeito deste risco. A droga também pode causar graves defeitos em fetos se as mulheres se submeterem ao tratamento antes ou durante a gravidez como defeitos na face, nas orelhas, no coração e no sistema nervoso do feto. Por essa razão o tratamento das mulheres é acompanhado por métodos contraceptivos ou abstinência sexual.

Cura
Embora existam métodos que levem à sua diminuição ou extinção, não existe uma cura específica, pois a acne não é uma doença específica. Sendo uma doença com base em outros eventos, a sua cura tem ramificações, daí a existência de metodologias. Reconhece-se o peróxido de benzoíla eficaz contra a bactéria da Acne. A Acne diminui com a idade e normalmente acaba depois dos 20 anos. Em casos especificos ela pode surgir mesmo depois da adolescência, desencadeada por um desequilíbrio hormonal, mais comumente apresentado em mulheres.

Dicas de Maquiagem Verão 2009

O verão 2009 pede uma maquiagem com aspecto mais natural, com brilho e cores. Para quem gosta de maquiagem, aí vão algumas dicas para arrasar nesse verão.


Para a pele, o conselho é aplicar bases e corretivos com a ponta dos dedos, espalhando com movimentos circulares por todo o rosto. A pele deve ficar uniforme e suave, com um efeito mais natural possível. Opte pelas bases mais fluidas, que dão uma cobertura mais transparente.

Os olhos ganham brilho e cor. Cores vivas e cítricas, como o lilás, roxo, pink, laranja, azul, verde e lima estão em alta. Alguns maquiadores do SPFW afirmaram que o aspecto molhado é a grande tendência do verão 2009 e para obter esse efeito, um dos maiores truques é o gloss. Vale também usar as sombras cremosas, mas com cuidado! É sempre melhor aplicar camadas finas, para não derreter ou borrar demais. Os delineadores também estão em alta: podem ser usados com traços finos, grossos, definidos, esfumaçados, curtos ou longos. E agora aparece o delineador colorido. Se optar por esse tipo de delineador, use uma sombra de cor neutra. O rímel continua fundamental para destacar o olhar.

Para os lábios, o lip balm, hidratante com cor, é uma boa escolha. O produto protege os lábios e não derrete com o calor. Tem fator de proteção 15, hidrata e está disponível em várias cores. Batons cor da pele e gloss com um leve colorido, como os de tom nude, pink e rosa também estarão em evidência. Os lábios ganham destaque nesse verão, com lápis de contorno e gloss para complementar. Contudo, caso os olhos estiverem marcantes, a boca deverá ser discreta.
Os iluminadores são uma boa pedida. Eles ressaltam os traços, redefinem os volumes do rosto e dão um toque final no make. No verão 2009 podem ser usados de duas maneiras: em tons mais claros para quem quer uma pele mais branca, ou mais escuros, para um aspecto bronzeado. Nas bochechas, dê preferência aos blushes laranja ou pêssego, que deixam um toque mais natural.

É essencial lembrar que a elegância da maquiagem do verão 2009 está na naturalidade de cada um, independente de cores. Leveza e frescor são os conceitos do make up dessa estação. É importante procurar quais cores combinam com o seu tom de pele e deixam seu make com o efeito natural.

Sapatos Coloridos

De algum tempo para cá os sapatos coloridos estão no auge da moda. Vermelho, amarelo, roxo, azul... tem de todas as cores e todos os gostos. Inclusive já existem modelos em duas e até três cores, um charme.
Sapatos Coloridos

Dicas para escolher um sapato colorido

Na hora de comprar um sapato, tamanco ou sandália colorida é bom ter alguns cuidados. O primeiro e mais importante não deixar se levar pela tentação. Antes de comprá-lo pense se é aquilo mesmo que você quer. A cor também é importante, compre um sapato de uma cor que você goste e se sinta bem. Não adianta nada você comprar um sapato todo colorido mas que você não se sinta bem usando-o.

O sapato colorido tem um outro problema. Quando você usa um sapato branco, preto ou alguma cor neutra, você tem a possibilidade de usar roupa de qualquer cor. Já com o sapato colorido é diferente, se você comprar um sapato vermelho provavelmente você não o usará com alguma blusinha azul por exemplo.

O sapato colorido está na moda e é bonito, tome esses cuidados na hora da compra e deixe seus pés na moda!

10 erros imperdoáveis na hora de tingir os cabelos

Errar é humano. Mas quando se trata de cabelo, não tem desculpa. Quem não passou por isso que atire a primeira pedra. Para não ficar em apuros, veja dez enganos sem perdão na hora de colorir os fios.

1. Não fazer o teste do toque
Siga a cartilha e tenha certeza de que não se trata de balela. O teste do toque é uma atitude responsável, que traz confiança na hora H. Em casa ou no salão de beleza, primeiro é preciso certificar que você não tem alergia ao produto. Apesar dos avanços tecnológicos e de soluções químicas cada vez menos agressivas, a sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar.

O teste é bem simples e não vai tomar muito de seu tempo, pelo contrário -ele pode e certamente evitará problemas indesejáveis. Apenas aplique uma pequena quantidade no antebraço e espere alguns minutinhos. Observe como sua pele irá reagir. Sinal verde? Vá em frente e siga tintim por tintim as instruções.

2. Bolso vazio
Sem dinheiro? Apertada? Assuma de vez que está sem grana e procure o caminho mais curto para manter um visual legal sem passar vergonha. Não há nada mais desagradável do que ficar com os fios bem crescidos e marcados pela falta de dinheiro. Se manter os cabelos belos e coloridos no salão está acima do seu orçamento, opte por soluções mais em conta, como tonalizantes, ou retome a cor natural dos seus fios, colocando um ponto final nos retoques.

Para o hairstylist Heleno Corrêa, proprietário da rede Heleno¿s Beauty Style (RJ), um dos segredos é utilizar produtos de boa qualidade. "Sempre falo para minhas clientes que a tintura ficará ainda melhor se a manutenção em casa for feita com produtos específicos. Isso fará com que o próximo trabalho tenha um resultado excelente", garante.

3. Falta de opinião
Ter estilo é tudo. Na busca incessante pela singularidade e principalmente na contramão da globalização, as tendências de coloração devem literalmente fazer a sua cabeça e conquistar você de corpo e alma.

Nada mais atraente e chamativo do que ter o corte e o tom certos, ideais com seu estilo de vida. Neste universo incluem-se as roupas que estão no seu armário, os sapatos, a maquiagem, a profissão e tudo o que você consiga colocar no baú que resuma o seu eu.

Brincar de faz-de-conta é perigo na certa. A cor dos fios de uma famosa atriz ou uma deslumbrante modelo pode não corresponder às suas e - exclusivas - características. Busque ser você mesma e não dê uma de maria-vai-com-as-outras.

4. Radicalizar total
Se existe uma opinião unânime entre os consagrados cabeleireiros, é sobre a mudança radical de visual. "Não me reconhecer no espelho foi a pior coisa do mundo", garante a artista plástica Dayse Gonçalvez, que experimentou a amarga impulsividade do momento. Então, pense e reflita.

Mas se a decisão final for mesmo radicalizar, siga em frente. Nos grandes salões pode-se usar e abusar de um programa de computador que deixa você loiríssima, ruiva ou com as madeixas bem escuras. Arrisque na tela e decida com segurança na vida real.

5. Brancos coloridos
Mesmo com bons cosméticos, o amarelado pode ser inevitável. Danilo Carvalho, diretor técnico e colorista do Alfaparf, sugere o uso de um kit de produtos específicos para camuflá-los e mantê-los acinzentados, já que os brancos sofrem uma tendência natural, quando expostos a certas tinturas, em mudar de tom. Apesar de ser uma característica individual, podendo ter ou não relação com a velhice, os fios brancos ocorrem devido ao esgotamento da função da melanina.

6. Começar pela raiz
As tinturas e os tonalizantes nas prateleiras de supermercados e farmácias levaram o salão de beleza para dentro de casa. Mas a falta de habilidade e orientação pode deixar os fios manchados e coloridos por desigual. Ao contrário do que a maioria das mulheres faz, o ideal é iniciar a pintura pelos fios perto da nuca. Por se tratar da região mais fria, o efeito demora para agir. Dessa forma, a raiz tem que ser a última a receber o produto.

7. Descuido
A palavra é proteção. Tenha sempre em mãos um protetor solar e garanta vida longa à tintura. "Xampus, hidratantes e máscaras com ceramidas, vitamina E e pró-vitamina B5 também ajudam a manter a cor por mais tempo", sugere Heleno. A dica também vale aos nadadores, pois o cloro em contato com a tintura deixa os fios loiros, esverdeados, e os escuros, avermelhados.

8. Loiro desgraça
De fato, a parafina, a água oxigenada e o limão, quando expostos ao sol, clareiam os fios, mas o saldo é pavoroso. "Produtos que não são feitos e elaborados para cabelos podem trazer efeitos terríveis, desde uma queda acentuada até o comprometimento total do folículo. O limão, por exemplo, tem um ph muito ácido que também resseca as madeixas", ressalta Heleno. Para conseguir um visual natural, recomenda-se a técnica californiana. Sem marcação na raiz, proporciona um look bem natural.

9. Pintar e alisar
Pintar a madeixa e, logo em seguida, relaxar ou alisar os fios é um verdadeiro crime. "Jamais indico este procedimento, pois sempre haverá um desbotamento durante o processo de neutralização. O correto é fazer ao contrário: alisar e depois colorir", garante Danilo.

Além disso, é aconselhável que a fórmula dos dois produtos seja compatível, e que se respeite o tempo de pausa de acordo com a exigência do produto aplicado.

10. Querer não é poder
Como é possível saber se a cor vai ficar igual à da embalagem da tintura? Para Danilo Carvalho, é muito raro que um cabelo fique exatamente igual ao de uma foto. "Garanto a aproximação da cor. Para tanto, é fundamental procurar um bom cabeleireiro para avaliar a tonalidade certa dos fios naturais e indicar a tintura e o oxidante corretos", comenta. Caso arrisque em casa, não deixe de ficar atenta e conferir a tabela de tonalidades que vem nas embalagens de tintura.

look de estrela em 10 minutos


coque fashion

VOCÊ VAI PRECISAR DE
• Mousse modeladora (1 bola pequena)
• Spray fixador (em aerossol)
• Pente fino e escova de dentes largos
• 4 grampos grandes
• 2 arquinhos
• Secador

Modo de fazer
Passe a mousse na raiz do cabelo ainda molhado. Faça uma escova rápida, secando a raiz para cima. Depois, desfie a parte da frente: pegue mecha por mecha e use um pente fino, como se você penteasse o cabelo no sentido da ponta para a raiz. Aplique spray fixador. Escove suavemente, mantendo o volume. Penteie as laterais do cabelo bem rente à cabeça, como se fosse fazer um rabo-de-cavalo, e passe spray fixador nessas laterais. Penteie um dos lados até o meio da parte de trás da cabeça. Prenda essa parte bem no centro, com três grampos. Penteie o outro lado e enrole o cabelo em si mesmo, cobrindo os primeiros grampos. Use mais um grampo para prender esse rolinho. Coloque uma ou duas tiaras.

toque de mestre
“Depois de preso, solte alguns fios na parte de trás, para não ficar com um ar careta e garantir uma pegada descolada ao penteado.”

baby liss sensual

VOCÊ VAI PRECISAR DE
• Baby liss
• Spray térmico
• Gloss ou pomada modeladora

Modo de fazer
Aplique spray térmico no cabelo seco e levemente escovado – caso seja ondulado. Separe mechas pequenas, de mais ou menos dois dedos, e enroleas no baby liss, posicionado no sentido vertical. Fique alguns segundos. Faça isso no cabelo inteiro. Depois que estiver tudo cacheado, solte um pouco os cachos com a ajuda do secador. Em seguida, pegue uma quantidade pequena, do tamanho de uma unha, de gloss ou pomada modeladora. Esfregue bem o produto nas mãos para aquecê-lo e passe-o com os dedos no cabelo, para dar polimento e soltar um pouco mais os cachos. Jogue a cabeça para baixo, continue soltando os cachos, e depois volte para cima. Faça uma risca no meio e mantenha o volume nas laterais.

toque de mestre
“Deixe um ou dois dedos da ponta do cabelo fora do baby liss. Assim, os fios ficam mais soltos e com um movimento supernatural.”

“A gente olha o cabelo pronto e acha que é difícil de fazer. Mas esses penteados até eu, que não sou habilidosa, conseguiria repetir em casa”
Bianca Rinaldi, atriz e apresentadora

cachos semipresos

VOCÊ VAI PRECISAR DE
• Grampos
• Baby liss
• Gloss modelador

Modo de fazer
Se o seu cabelo for liso, aplique o baby liss na parte da frente e solte os cachos com um pouco de gloss modelador para dar mais definição. Pegue mechas pequenas de cabelo, torça-as de leve e prenda displicentemente no alto e nas laterais da cabeça, mantendo os grampos escondidos. Faça isso em toda a parte da frente e nos lados, mantendo uma risca no meio. Se o seu cabelo já for naturalmente ondulado, é só prendê-los com os grampos.

toque de mestre
“Use grampos pequenos, da cor dos seus cabelos, e tente camuflá-los sob as mechas.”

amassado nova-iorquino

VOCÊ VAI PRECISAR DE
• Mousse modeladora (2 bolas grandes)
ou creme defrizante (1 bola grande)
• 1 toalha seca
• Secador com difusor

Modo de fazer
Este cabelo é uma tendência que vem de Nova York. A diferença dele para o amassadinho de antes é que agora a risca é no meio e o volume fica nas laterais e não mais no topo da cabeça. Para conseguir esse efeito, aplique nos fios ensopados duas bolas grandes de mousse ou uma bola de defrizante – este último costuma dar um efeito mais bonito. Com uma toalha limpa e seca, pegue os fios de baixo para cima e amasse-os na toalha, secando-os. Faça isso no cabelo inteiro, até tirar bem a umidade. Você pode parar nessa etapa e deixar o cabelo secar naturalmente ou usar um secador com difusor em velocidade fraca – para não arrepiar os fios. E pronto!

toque de mestre
“Para começar o penteado, o cabelo precisa estar ensopado, pingando mesmo, ou o look fica com cara de sujo.”

rabo-de-cavalo renovado

VOCÊ VAI PRECISAR DE
• 1 escova redonda grande
• 2 grampos
• 1 elástico
• Pente fino
• Spray fixador

Modo de fazer
Faça uma escova rápida. Separe os fios da parte da frente, de sobrancelha a sobrancelha, e reserve. Penteie o cabelo nas laterais bem colado à cabeça e aplique o spray fixador para ficar bem firme. Coloque os grampos no elástico (um em cada ponta). Segure o cabelo todo com uma mão e prenda um grampo de cima para baixo na base no rabo. Dê o máximo de voltas com o elástico e ao finalizar encaixe o outro grampo no rabo. Desfie a parte da frente do cabelo com um pente. Aplique o spray. Leve essa parte para trás e, com uma mecha, dê uma volta no rabo, cobrindo o elástico e prenda com um grampo. Prenda o restante da parte frontal com grampos, controlando o volume que você deseja dar ao topete

“O toque de modernidade fica por conta da risca, que agora tem de ser no meio”

liso de revista

VOCÊ VAI PRECISAR DE
• Mousse modeladora (1 bola grande)
• Creme defrizante (1 bola pequena)
• 1 escova redonda grande
• Secador
• Pente fino
• Spray fixador


Modo de fazer

Aplique mousse modeladora na raiz e creme defrizante em todo o comprimento. Tire 90% da umidade dos fios com o secador. Quando estiver quase seco, escove, mecha por mecha, com uma escova bem larga, levantando a raiz para cima. É uma escova rápida, quase malfeita. Em seguida, desfie a parte da frente do cabelo com um pente fino, mecha por mecha – exceto a franja. Na parte desfiada, aplique spray fixador. Passe uma escova de dentes largos, distribuindo o volume ao redor do rosto. Faça uma risca no meio. Essa escova deixa os cabelos com textura, movimento e volume.

toque de mestre
“Quanto mais larga a escova, melhor o resultado. Capriche mais na frente, na moldura do rosto, e seu esforço será reconhecido.”
Marco Antonio de Biaggi

Chapinha - quem resiste?

É uma questão cultural. A garota brasileira adora e sonha com um cabelo longo e super liso. Para alcançar este ideal de beleza vale tudo, desde relaxamento, alisamento, escova definitiva, escova progressiva que são tratamentos que usam química. Quando aplicados de forma inadequada danificam completamente o cabelo e só um bom corte e a ação do tempo poderá restabelecer a beleza e saúde do fio.

Muito popular é o uso da prancha ou da chamada chapinha, que pela ação intensa e concentrada do calor alisa instantaneamente o cabelo. O efeito é imediato, mas sai na primeira lavada. Tem a vantagem de não usar nenhuma química, porém usado de maneira inadequada pode “fritar” e destruir o cabelo do mesmo jeito que os produtos químicos.

O manuseio da prancha requer cuidados especiais. O ideal é proteger o cabelo com inúmeros produtos termo ativos, que com a ação do calor hidratam e protegem o fio do cabelo.

A escolha do modelo da prancha também é importante. Dê preferência àquelas que tem revestimento de cerâmica.

O cabeleireiro Alexandre Fontanini do salão De La Lastra em São Paulo, ele recomenda que a prancha seja usada por um profissional para evitar manuseio inadequado e danos ao cabelo, mas se você não resistir em de utilizá-la em casa, confira as dicas de Alexandre:

Principais cuidados:

1. A prancha deve ser aplicada dá raiz à ponta do cabelo em um movimento continuo, sem qualquer interrupção. Não deixe-a parada. Esta é a principal dica de Alexandre;

2. Passe no máximo duas vezes em cada mexa;

3. Não use a prancha diariamente, ela acabará danificando o cabelo, no máximo uma vez por semana;

4. aplique produtos termo ativos que protegem o cabelo antes de passar a prancha;

5. Faça uma boa hidratação semanal;

6. Uma vez por mês faça uma reconstrução capilar, Alexandre recomenda um mínimo de três aplicações, uma a cada mês;


fonte: www.dicafeminina.com/beleza

Recupere seus caracóis

Alisou o cabelo e está arrependida até o último fio de cabelo? Então aposte no Deva Concept, procedimento que garante cachos perfeitos logo na primeira aplicação. “Esse tratamento age de dentro para fora da fibra capilar, por isso é possível reverter o alisamento em algumas sessões”, afirma a hairstylist Simone Pazzoquini, do salão NoorArt (SP).

Como é feito? Após aplicação de xampu orgânico sem sal e condicionador, passa-se um gel à base de camomila para fazer com que as madeixas voltem à sua textura natural. Depois de enxaguar e secar, o processo é finalizado com spray de brilho. “Para que os produtos fixem no cabelo, é necessário esperar 48 horas para lavar a cabeça. Depois desse período, vida normal”, finaliza a cabeleireira.

Quanto custa? O processo custa R$ 150, em média, e demora cerca de uma hora para ser feito

MÁSCARA CONTRA PONTAS DUPLAS

Ficar um tempão sem cortar os fios + excesso de secador + vento + sol. Sabe qual o resultado dessa soma de inimigos da beleza? Fios ressecados e repletos de pontas duplas! Para acabar com o problema, a dermatologista Adriana Vilarinho (SP) ensina uma receita caseira bem fácil de fazer.

Ingredientes: 1 colher de sopa de óleo de amêndoa, 1 ampola de vitamina A e 1 colher de sobremesa de óleo de babosa.

Preparo: após misturar os ingredientes, aplique a pasta sobre os fios secos e deixe agir por 30 minutos. Em seguida, basta lavá-los como de costume. O processo deve ser feito uma vez por semana.

Dicas de como cuidar de cabelos crespos


Depois do reinado dos fios lisos, retos e espetados, agora também temos espaço para as ondas e cachos. Quem já tem os cabelos naturalmente crespos só precisa caprichar na hidratação para domar o volume e os fios arrepiados. Essa empreitada pede disciplina e garimpo de produtos competentes e acessíveis.
Espero estar ajudando...
A maioria das mulheres com cabelos crespos sonha com alisamentos definitivos e acredita que a rotina de beleza é mais fácil para quem tem cabelos lisos.(que não é verdade!!) Já os cabeleireiros que amam volume, textura e sabem domar os fios são fãs incondicionais dos caracóis. “Antigamente era preciso alisar os cabelos, porque não existiam produtos eficientes para fios crespos. Agora a situação é diferente, e é possível assumir a naturalidade dos crespos e valorizá-los”, diz Eron Araújo, do salão C. Kamura. Outro defensor dos cachos é o cabeleireiro Wilson Eliodório, responsável pelo look das fotos: “É preciso descobrir o volume do próprio cabelo e brincar com isso, em vez de tentar escondê-lo”. Para o cabeleireiro Celso Kamura, a grande novidade nessa área é que os crespos estão mais do que nunca na moda.


O cabelo crespo é naturalmente mais ressecado e opaco do que o liso, porque o movimento anelado do fio impede que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue até as pontas. Essa é uma das principais causas do excesso de volume, dos fios arrepiados e da falta de definição dos cachos. Para driblar o problema, a rotina de beleza a ser adotada começa com um bom corte, que equilibre o volume, e o uso constante de xampu, condicionador e creme sem enxágüe (leave-in), todos com propriedades hidratantes. Quem quiser cachos mais definidos pode secar os fios com ativadores de cachos ou mousse. Depois de secos, o toque final de brilho e o controle de fios arrepiados é dado com óleos finalizadores, cera ou pomada. Semanalmente é aconselhável o uso de máscaras hidratantes, em casa ou no salão.

A lista de produtos é grande, mas existem cada vez mais cosméticos eficientes a preços variados, que podem ser encontrados até em supermercados.

Para rechear a prateleira de forma eficiente é necessário driblar os preços. Os produtos vendidos em salão são mais caros, mas têm a vantagem de ser recomendados por profissionais que poderão indicar o cosmético certo para cada tipo de cabelo. Entre os produtos que podem ser comprados em salões de cabeleireiro estão: xampu Straight Sense, R$ 33, e condicionador, R$ 47, da Senscience; xampu, R$ 20, e emulsão, R$ 24, linha Série Expert Liss Extrême, da L’Oréal Professionnel; Shampoo Permed Hair, R$ 18, Balm, R$ 50, da Keune; Curl Saver Shampoo, R$ 35, linha System Professional, da Wella.

Mais baratos, e com opções competentes, são os cosméticos encontrados em perfumarias, farmácias e supermercados. Aqui, é preciso testá-los até encontrar o produto que traga melhores resultados. Entre os bons de box nessa categoria estão: xampu Seda Hidraloe com Redução de Frizz, R$ 4, e condicionador, R$ 5, da Unilever; xampu Brilho & Vida Aloe Control, e condicionador, da Johnson & Johnson, R$ 5 cada; xampu Cabelos Cacheados, e condicionador, de O Boticário, R$ 13 cada; xampu Vanilla e Noz-Moscada, R$ 10, e condicionador, R$ 11, linha Phytoterapie, da Phytoervas; Shampoo Vanilla Ceramidas Cabelos, e condicionador, da Ecologie, R$ 12 cada; xampu, R$ 3, e condicionador, R$ 4, linha Semprebella Aloedrata para Cabelos Cacheados, da Embelleze; Shampoo Wellapon Cacheados, R$ 4, e condicionador, R$ 5, da Wella; Shampoo Cabelos Crespos com Tratamento Químico, e condicionador, da Colorama, R$ 3 cada; Shampoo Elsève Hydra Max, R$ 4, e condicionador, R$ 5, da L’Oréal; Biorene Shampoo Hidraforte, e condicionador, da Niasi, R$ 4 cada; Shampoo Flex Elastina, R$ 2, e condicionador, R$ 3, da Revlon. Importante: os produtos usados para tratamento acumulam-se nos fios e podem causar oleosidade excessiva. A cada 15 dias os cabelos devem ser lavados com um xampu de limpeza profunda, para eliminar resíduos. Tente: xampu, R$ 10, e condicionador, R$ 11, da linha Phytorevive, da Phytoervas, à base de ácidos e frutas.

DICA: Muitas vezes o uso do condicionador é DISPENSAVEL! Talvez só o shampoo + 0 creme leave-in (sem enxague) já sejam o suficiente para seus cabelos! Experimente!

NA HORA DO CORTE

A arte de dominar o volume dos cabelos começa com o corte. Cada cabeleireiro tem sua técnica, mas todos concordam que o corte reto deve ser evitado. Com o cabelo todo no mesmo comprimento, o volume acumula-se nas pontas. O resultado é um corte triangular, com pouco volume na raiz e muito nas extremidades.

Fios desfiados com franjas longas e mechas descoloridas estão na moda, e também são aconselhados para fios encaracolados. As tinturas e os tonalizantes não ressecam os cabelos crespos. ´Pelo contrário, esses produtos vão acrescentar brilho´, explica o cabeleireiro Celso Kamura.


MODELAGEM

Depois de lavar e enxaguar os fios, é hora de penteá-los com um pente de dentes largos, e aplicar o creme sem enxágüe. Esse produto protege do ressecamento provocado pelas agressões do meio ambiente (vento, sol, etc.) e ajuda a reduzir o volume e a modelar.

Uma dica preciosa : “Após aplicar o creme, basta jogar a cabeça para frente e para trás, assim os cachos ficam separados desde a raiz”, diz Eliodório.

Mais alguns produtos para vc escolher qual é o que se encaixa melhor no seu caso!

Obs: Os preços podem já ter mudado! É só pra ter uma idéia...ok?

Depois, é só deixar os cabelos secarem naturalmente, ou usar o difusor. Para melhorar o acabamento dos fios, principalmente nas mechas mais curtas que ficam próximas ao rosto, uma opção é o baby-liss.
A marca Taiff tem aparelhos para modelar cachos pequenos, médios e grandes e custam em média R$ 50.
Entre os cosméticos encontrados em salão experimente: Leave-in Conditioner, da Yellow, R$21; Hair Manager, da De Frizzy, R$ 30; Creme de Pentear, linha Série Expert Liss Extrême, da L’Oréal Professionnel, R$ 34; Speed Control, linha Activa Express, da Redken, R$ 34; Regenerateur, da Keune, R$ 15; Curl Saver Mousse, linha System Professional, da Wella, R$ 46; Synchronicity, da Graham Webb, R$ 60.
Para comprar em farmácias, supermercados e perfumarias tente: Creme para Pentear Wellapon, da Wella, R$ 6; Creme Bio Aloe, da Farmaervas, R$ 6; Biorene Creme para Pentear Hidraforte, da Niasi, R$ 4; Creme para Pentear Aloe Hidratante, R$ 4, da Colorama; Creme para Pentear Elsève Hydra Max, da L’Oréal, R$ 6; Creme para Pentear Vital Ervas Melissa e Amêndoas, da Unilever, R$ 3; Hidratante, linha Secos, da Dermage, R$ 24; Creme para Pentear, linha Semprebella Aloedrata, da Embelleze, R$ 3; Máscara Condicionadora Capilar Karité Mahogany, R$ 14; Interage Creme Hidratante para Cabelos Crespos, da natura, R$ 20 (à venda por consultoras).


TOQUE FINAL

Depois de secos e modelados, ainda podem restar alguns fios arrepiados. O problema é controlado com os finalizadores (pomada, cera ou silicone). Basta espalhar uma pequena dose do produto nas palmas das mãos e distribuir nos fios. Os movimentos devem ser suaves, sempre envolvendo os cachos com os dedos, do comprimento em direção às pontas. Atenção: os dedos não podem ser passados entre os fios de dentro para fora, porque esse movimento aumenta o volume, em vez de soltar os cachos. Pelo mesmo motivo, os pentes devem ser aposentados quando o cabelo está seco. Outra dica importante é nunca aplicar os finalizadores na raiz. O único produto de tratamento pós- banho e pode atingir o couro cabeludo sem causar excesso de oleosidade é o creme sem enxágüe.