segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Saiba como conquistar o "look praia" da novela "Três Irmãs"

Pele bronzeada com ar de saúde e cabelos naturais soltos ao vento. A beleza da novela "Três Irmãs", exibida atualmente na faixa das 19h da Globo, traz uma proposta que combina facilmente com o estilo da mulher brasileira para a primavera-verão 2009. A história passada em uma cidade litorânea traz boa parte de suas personagens femininas com looks naturais e despojados, em que a pele bronzeada e os cabelos com movimento e variedade de formatos se destacam.

Maquiagem: "Quando você usa produtos para conquistar um efeito bronzeado, o erro mais comum é ´chapar´ o rosto, escurecendo a pele por inteiro", diz. Quando nos bronzeamos naturalmente, algumas áreas como o dorso e a ponta do nariz, e as maçãs do rosto, recebem mais sol. Para chegar a um resultado mais natural, o ideal é usar uma base bem fina, ou até mesmo um hidratante com cor, deixando o rosto com um tom levemente bronzeado. O produto deve ser aplicado em todo o rosto, incluindo pálpebras e pescoço. Depois é só aplicar um blush com efeito bronzeador misturado com um pouco de um blush colorido, pois outro erro é sobrepor tons de marrom. Peles mais claras podem usar uma mistura com rosado e as mais morenas, com alaranjado. Aplique a combinação de blushes nas maçãs do rosto de maneira circular, alongando um pouco em direção às têmporas. Finalize com uma pincelada em cima do nariz.

Cabelo: Para ganhar um efeito ondulado natural, após o banho, retire o excesso de umidade com uma toalha e divida o cabelo em quatro tranças largas. Você pode aplicar antes um pouco de mousse ou fixador de ondas para manter o resultado. Solte as tranças na hora de sair e finalize com um spray de brilho. Se o cabelo for muito liso e fino, finalize com um spray fixador seco.

Veja agora os detalhes do visual das personagens de "Três Irmãs".

Suzana (Carolina Dieckmann): Para viver uma surfista a atriz manteve o seu tom loiro, com algumas mechas mais claras e a raiz escura. O ondulado exibido é feito com um aparelho chamado trionda, semelhante à uma chapa, com três dentes que marcam os fios, em um processo que leva 40 minutos. Às vezes, um protetor térmico da marca Sebastian é usado nos fios para evitar danos. A maquiagem da atriz é "bem básica", nas palavras de Núbia. "É só para bronzeá-la um pouco, porque a Carolina geralmente não toma sol. Usamos uma base da M.A.C em um tom um pouco mais escuro que o da pele dela, uma máscara para cílios marrom, um blush cremoso em tom terra da Clinique e um hidratante labial", explica.

Alma (Giovanna Antonelli): A atriz, que vive uma médica ginecologista, alongou o cabelo, mantendo o tom castanho natural de seus fios. O megahair é trocado inteiramente a cada três meses. No dia-a-dia os cabelos passam por uma escova e um babyliss largo, evitando cachos marcados. Na parte da frente é feita uma escova na franja lateral. De vez em quando é necessário usar um spray fixador para tirar os fios arrepiados. No rosto, uma base da Kryolan um tom acima da cor natural de Giovanna é usada para igualar o bronzeado do corpo, feito com spray. Nas maçãs, a atriz usa um blush cremoso da Clinique em tom terra. Os olhos ganham suaves cílios postiços, um pó marrom da M.A.C na pálpebra móvel, usado esfumado, como sombra e muita máscara para cílios. A boca da personagem é finalizada com um lápis labial cor Spice da M.A.C um brilho da Avon.
Dora (Claudia Abreu): Para viver a personagem que vive tomando banho de sol, a atriz repicou o cabelo e manteve o seu tom original, com algumas mechas loiras. O responsável pela coloração foi o cabeleireiro Wanderley Nunes, do Studio W, em São Paulo. A proposta era dar o efeito típico do fios que passam muito tempo expostos ao sol, com reflexos mais claros. O cabelo naturalmente ondulado de Claudia passa por uma escova e um babyliss um pouco mais cacheado que o de Giovanna Antonellil. A pele clara da atriz ganha uma "esquentada" com uma base da Kryolan um tom mais escuro que o natural, e um blush cremoso rosado da Clinique. Na opinião de Núbia, o blush cremoso dá um acabamento mais natural ao visual, especialmente agora nas transmissões em alta definição. Os lábios ganham um brilho cor de boca mais marcado da Clinique. Os olhos levam bastante rímel e um efeito esfumado semelhante ao usado em Giovanna Antonelli, mas sem os cílios postiços. No corpo, é usado um Balm Bronze Efeito Iluminador de O Boticário para dar um efeito de cintilância.
Violeta (Vera Holtz) : A atriz já estava com o cabelo pintado de branco por causa de um filme feito pouco antes da novela, e os caracterizadores decidiram mantê-lo, pois acharam que o look combinava com a vilã da trama. "Fizemos um branco mais cuidado e penteado, já que Violeta é uma mulher rica", diz Núbia. Atualmente Vera Holtz está com cerca de dois dedos de raiz, misturando fios naturalmente brancos e cinzas. Para evitar o tom amarelado, a equipe usa na atriz o xampu Silver da Keune. Também são feitos tratamentos de queratina e com ampolas da Semi di Lino para combater o ressecamento causado pela descoloração. "Estamos evitando usar mais química nos fios dela, por isso aproveitamos o branco natural", explica Núbia. O cabelo naturalmente liso da atriz recebe apenas uma escova para levantar mais a raiz e dar movimento aos fios. A maquiagem da personagem é um pouco mais acentuada. São usados uma base da Kryolan, cílios postiços, lápis labial cor Spice da M.A.C, blush tom de terra e tons de bege e marom nos olhos.

Waldete (Regina Duarte): A camaleônica personagem ganha visuais diferentes para cada cena. A atriz já usou mais de 12 perucas até agora, além de aparecer em cena com seu cabelo natural, quando encarna a governanta da família Áquila. Nesses momentos, o cabelo de Regina é escovado e ganha um coque. "Ela já apareceu supermaquiada em um luau, com aplique no cabelo, já fez uma aparcião como cigana e como beata. Como a personagem ainda é um mistério, não temos uma definição para o seu visual até agora", conta Núbia.

Walquíria (Maitê Proença): Para viver uma jornalista de moda elegante e cosmopolita, a atriz manteve seu tradicional cabelo loiro, com fundo escuro e algumas mechas mais claras. O acabamento é feito com um babyliss grosso na frente, e escova nas pontas. A maquiagem é básica e inclui alguns produtos particulares, já que a atriz é alérgica. A base utilizada é da marca japonesa Ganebo, e as maçãs do rosto ganham um blush terracota. Nos olhos, a personagem alterna tons de marrom, bege e cinza claro esfumado com máscara para cílios da Lancôme e lápis da M.A.C. Nos lábios ela reveza o batom Yves Saint Laurent e o Guerlain, ambos cor de boca.

Duda (Daniela Récco): A garota rica, herdeira da fortuna da família após a morte da mãe, precisa se disfarçar de menino para fugir do padastro ambicioso. O cabelo natural da atriz estava tão curto que foi necessário colocar megahair para fazer a primeira fase da personagem. O corte atual exibido pela personagem, feito por Torquatto, está mais curto, mais ainda tem megahair para dar mais volume ao cabelo. "O make dela é nada, pois ela tem uma pele maravilhosa. Quando ela fazia a personagem de menina a gente usava um blush, fazia uma correçãozinha e mais nada", diz Núbia.

Liginha (Malu Galli): A atriz, dona de fios curtinhos, adotou um megahair para viver a dona da casa de sucos "Sucos de Luz". O penteado da personagem é prático e dispensa escova: a equipe seca os fios com as mãos, usando o difusor do secador, para levantar a raiz dos cabelos. Às vezes é usado um pouco de spray fixador da Sebastian para manter o penteado o dia todo, exigindo apenas alguns retoques com o difusor. A maquiagem inclui uma base da Kryolan e uma fina camada de corretivo da Graftobion para amenizar as olheiras. a boca leva um gloss tom de terra da Clinique.
Valéria (Graziella Moretto): O cabeleireiro Wanderley Nunes foi o responsável pela mudança de cor nos fios da atriz, que abandonou o tradicional tom escuro de seus cabelos por mechas em tons de mel e castanho claro. O cabelo recebe uma escova bem rente à raiz, modelando as pontas com movimento. No rosto, ela recebe uma base da Kryolan e corretivo da mesma marca. Na boca é usado um batom da M.A.C puxado para o rosa, e os olhos ganham um esfumaçado marrom bem suave rente à raiz dos cílios superiores e inferiores. Como a personagem é uma golpista, vai passar ainda por mudanças no visual.

Natalia (Cecília Dassi): O cabelo cacheado da atriz ganha uma escova mas, segundo Núbia, futuramente deve ficar cada vez mais natural. A maquiagem é minimalista. "Ela é linda e tem a pele ótima. Mantemos ao natural. Usamos corretivo de vez em quando, blush e um hidratante labial da Avon", diz Núbia.

Os sapatos do verão

Peep Toes
O modelo, que tem a frente arredondada e corte que revela a ponta dos dedos, aparece com texturas sofisticadas, como couro de peixe, avestruz e crocodilo, verniz e veludo cotelê. Além dos tons neutros, eles podem vir multicoloridos ou com estampas geométricas e florais

FEMININO
• Ao vestir saias evasês e vestidos fluidos, aposte nos peep toes. O melhor é usar esses acessórios coloridos com roupas em tons suaves.
• A dupla minissaia e salto alto alonga as pernas e é ótima para a balada.
Saltos trabalhados
Modelos esculturais, em forma de vírgula ou afunilados, plataformas e anabelas decoradas são a novidade da estação. Os materiais variam de madeira, palha, cortiça, couro até osso. Cores, bordados e estampas deixam esses calçados mais chamativos.

CRIATIVO
• Calças e saias curtas são ótimas para acompanhar sapatos chamativos, pois elas deixam o acessório em destaque.
• Quem tem pernas finas deve optar por saltos mais delicados, que combinam com ocasiões de lazer e trabalhos informais.
Sapatilhas
Elas têm um toque de sofisticação e aparecem bem enfeitadas com laços, pedrarias e fivelas na ponta ou nas alças no peito do pé. Os bicos arredondados ou quadrados predominam. Trabalhos de texturas como matelassê e croco são comuns, assim como as bicolores e multicoloridas.

ROMÂNTICO
• Perfeitas para compor looks leves e confortáveis, as sapatilhas vão bem com saias rodadas, shorts jeans, vestidos soltinhos e blusas com babados.
• “Quem é baixinha deve usar esse tipo de calçado com peças acima dos joelhos para não achatar o visual”, ensina Titta Aguiar, consultora de imagem do Senac São Paulo.
Rasteirinhas
O hit da temporada são as gladiadoras. Inspiradas nos soldados romanos, elas têm tiras ou amarrações que podem vir dos tornozelos até abaixo dos joelhos. As sandálias de dedo surgem em couro e verniz e deixam os pés bem à mostra, assim como o modelo tipo chinelo, que combina com ocasiões de lazer.

BÁSICO
• “Esta rasteira fica boa com shorts, pantalonas e saias de diversos comprimentos”, diz Titta Titta Aguiar, consultora de imagem do Senac São Paulo. Já o modelo gladiador combina com calças, vestidos longos e mínis. Só evite usá-lo com saias abaixo ou na altura dos joelhos, para não deixar a silhueta achatada.
• O chemisier estampado e a rasteirinha vão da praia à cidade e encaram até mesmo escritórios informais.
Sandálias abotinadas
Com saltos altos e pesados, elas podem ser fechadas atrás e abertas na frente, ter forma de bota ou tiras cobrindo quase todo o peito do pé. Tachas e amarrações são os principais enfeites. Destaque para as cores neutras, como bege e branca, e para os tons metalizados.

MODERNO
• Sandálias pesadas devem ser usadas com roupas justas, como calças skinny, ou shorts, saias e vestidos mínis. Como o fecho deste modelo ultrapassa a altura dos tornozelos, coloque-o por cima das calças.
• Se usar calçados com muitas tiras, evite carregar nos outros acessórios para não deixar o look poluído

Sandálias gladiador estão em alta para o verão; conheça outras boas apostas para os pés

Os sapatos exercem um forte poder de sedução e cada vez mais se mostram parte fundamental do negócio da moda. Por isso mesmo as marcas estão investindo pesado na criação de modelos inovadores e na utilização de materiais diferenciados. Nesta estação saltos e solados receberam tratamentos sofisticados e muita decoração, culminando em saltos-jóia, imitações de esculturas ou flores, e solados decorados e pintados. Plumas, penas e patchwork também vieram enfeitar as peças de verão e do próximo inverno. Está chegando a hora de escolher as peças que vão trazer uma nova cara para o seu guarda-roupa. Você sabe quais são as novidades? Qual o desenho de salto mais novo? E qual a sandália que vai "bombar" nesta estação? Siga os rastros de nossa coluna e descubra o seu modelo ideal.

Gladiadores, gladiadores, gladiadores...
Se as marcas internacionais estão inovando em formas e materiais, as passarelas brasileiras parecem concordar que a sandália gladiador vai bem em qualquer coleção, e com qualquer roupa: quase todos os desfiles apresentaram pelo menos uma versão desse modelo. Então, se você faz o tipo que adora uma novidade e não pode ficar por fora da tendência, corra em busca da sua. Existem várias opções no mercado. Com salto ou baixinha, pesadona ou delicada, branca, cor da pele ou preta: alguma vai se encaixar no seu perfil e no seu orçamento. As mais pesadas vão bem com vestidinhos ou shorts mais curtos e vestem melhor quem tem pernas mais alongadas e longilíneas. As mais baixinhas ou com pernas grossas devem dar preferência aos modelos mais delicados de tiras fininhas, ou aqueles decotados, mais abertos, com cores leves, como os beges e tons da pele.

Cuidado com a silhueta
Aliás, se existe um problema nas sandálias atuais, é o desenho que elas criam na perna, provocando o efeito de encurtamento da silhueta. Tanto as sandálias gladiador quanto os sapatos e sandálias amarrados no tornozelo criam essa ilusão, que não é muito favorável. Daí a sugestão de combinação com as mínis e shortinhos, ajudando a encompridar as pernas.

Os modelos mais masculinos ou com amarrações no peito do pé, assim como os pesadões ou as sandálias muito fechadas, são modernos e arrojados, mas também não favorecem muito a silhueta. É bom experimentar com tempo e cuidado, para não se arrepender depois. Evite, com esses sapatos, as bermudas, saias retas abaixo do joelho ou evasês. Eles vão bem com saias-lápis, shorts ou vestidos curtinhos. Os modelos da estação que mais alongam são as gregas - amarradas até o joelho, ou as cruzadas no peito do pé, em "x".

O que ainda está em alta é a sandália thong, agora com tiras no tornozelo. As sandálias com vazados ou tiras nos dedos do pé são bem modernas e combinam com quase tudo, atualizando até um vestidinho mais antigo.

Na ponta dos pés
Para quem aprecia salto, os modelos estão flertando com os anos 40. Plataforma e meia-pata, sandália com nós no peito do pé, efeitos drapeados à la Carmem Miranda, sapatos bojudinhos e de saltos grossos dão o tom do verão. Os saltos cobertos também estão bem atuais, assim como os solados de madeira e de cortiça.

Em oposição, saltos ultrafinos criam tensão em sandálias pesadas abotinadas ou em moules extrasexies.

Materiais e cores
As telas e transparências apareceram bastante nas coleções internacionais, mas não emplacaram muito por aqui. Por outro lado, as franjas aparecem muito nas coleções nacionais, mas muitas vezes em soluções bastante sofríveis, exigindo cuidado. Vários tipos de lesard, python, tressês, multitiras, misturas de materiais e cores, recortes, patchwork, lacinhos, florezinhas, debruns e pespontos, e, sobretudo, fivelas e mais fivelas, vêm enfeitar os sapatos e sandálias, mais trabalhados a cada estação.

Design futurista
Se as sandálias estão pesadas e os sapatos bojudos, existe uma nova tendência que veio trazer linhas limpas e design futurista às sandálias e sapatos contemporâneos. Novas tecnologias também vêm possibilitar aos criadores efeitos inusitados como os deslocamentos e até mesmo a supressão de saltos em calçados altíssimos.

Resumindo:
- as sandálias gladiador são o must have da estação, mas cuidado, pois elas encurtam a silhueta!
- quem é baixinha ou possui pernas grossas deve dar preferência aos calçados mais decotados e aos tons claros;
- as sandálias cruzadas em "x" são mais elegantes;
- os saltos estão altíssimos;
- os sapatos têm salto grosso e estão mais bojudinhos;
- detalhes e vazados nos dedos dos pés são modernos;
- plataformas e meia-pata ainda são bacanas;
- acredite em tiras e fivelas.

Jeans claros estão entre tendências desse verão

Jeans claros- As lavagens vão do azul claro ao branco, passando por cinza claríssimo.
Vestidos- As propostas são variadas. Os modelos bem soltinhos das últimas temporadas continuam em alta e agora aparecem acompanhados por peças bem ajustadas ao corpo, como as da coleção da Forum Tufi Duek. Os longos estampados de perfume étnico estavam entre as apostas de André Lima, Cori e Neon. As peças de comprimento logo acima ou abaixo do joelho, como os vestidos de Reinaldo Lourenço, também ganharam espaço.

Macacões- Apareceram em versões longas e com certo volume, como nas coleções de Osklen, Huis Clos e Maria Bonita.

Shorts e bermudas- Os shorts serão curtinhos, mas com modelagem solta, como os das coleções de Cavalera, OEstudio e Maria Garcia. Já as bermudas vieram em modelagem ajustada e comprimento até o joelho, como na Colcci.

Minissaia com volume- Priscila Darolt, Erika Ikezilli e Gloria Coelho estão entre as que apostaram nessa peça.

Coletes- Surgiram comportados, em versões de alfaiataria, e também com jeitão étnico, longos ou em couro.

Casaquetes- Os estilistas investiram em minijaquetas (a perfecto continua valendo) casaquinhos curtos e boleros.

Plastificados- O plástico foi matéria-prima de capas e vestidos, feitos para enfrentar as chuvas. O material compareceu nos desfiles da Osklen, da Carlota Joakina, da 2nd Floor e da Cavalera.

Cintura alta- Tendência da estação passada, continua nas passarelas, tanto nas calças quanto em saias e shorts.

Cores- O branco se confirmou como a cor oficial da estação, acompanhado pelos tons pastel e pelo azul-turquesa.

se e abuse da maneira correta das calças jeans!

Este é o clássico jeans: cós na atura dos quadris, five pockets e pernas que vão se alargando sutilmente até a barra. É chamado boot cut por ficar perfeito com botas. Mas valem também tênis, sapatilhas e minissaltos.


Boot coot

Este é o clássico jeans: cós na atura dos quadris, five pockets e pernas que vão se alargando sutilmente até a barra. É chamado boot cut por ficar perfeito com botas. Mas valem também tênis, sapatilhas e minissaltos.

Adesiva

Nada faz as pernas parecerem mais finas e longas do que um jeans adesivo com sandálias altíssimas. Garanta que sua calça fique justa por inteiro, sem tecido sobrando no bumbum nem na barriga. Se estiver acima do peso, complete com um top soltinho.

Cintura alta

Eles estão de volta. O shape desenha as curvas, realça a cintura, disfarça a barriguinha saliente e dá um up no bumbum. Nos pés vale tudo. Sandálias rasteiras, altas ou decotadas, escarpins de bico fino ou redondo, peep toes, mocassins.

Boca larga

Seu corte é reto, mas vai se abrindo na barra e acaba com uma boca bem larga. É a forma ideal para ser usada com sapatos pesados. Salto plataforma e grosso ficam harmoniosos e alongam a figura combinado com este jeans.

Curta

Práticas e charmosas, podem ser usadas com chinelinhos de dedo, sapatilhas, botas de cano longo e até escarpins tradicionais. Você ainda pode criar sua própria calça curta - ou cropped - dobrando a barra de seu jeans clássico, para um efeito casual chique.

Emagreça já

Quem estiver acima do peso deve optar por lavagens escuras, que disfarçam gordurinhas e deixam a silhueta longilínea.

Cintura fina

Você tem a cintura desenhada e está com o corpo no lugar? Deixe isso claro com um jeans que já tem um big cinto acoplado. Ele realça suas curvas.

Sensualidade máxima

Jeans com lavagens localizadas mais claras e recortes foram feitos para mulheres magras e com pernas finas. O modelo encorpa as pernas e ao mesmo tempo não faz o corpo parecer volumoso.

Bumbum em alta

Para aumentar e levantar o bumbum, bolsos traseiros com abas e detalhes de strass são solução certeira. Eles criam um volume extra que traz voluptuosidade. Outra boa opção são lavagens mais claras no bumbum, que causam efeito parecido.

Umbigo de fora

O cós superbaixo é exclusividade de quem tem pouco bumbum e não possui aquelas gordurinhas laterais da cintura. Se seu tronco for curto, o modelo ainda ajuda a minimizar essa característica.

Agregar as curvas

Mulheres altas e com poucas curvas podem investir em jeans com corte de calça de alfaiataria: pernas retas, bolsos-faca, cós logo abaixo do umbigo. Elas afinam a cintura e aumentam os quadris e o bumbum.

Abaixo as curvas

Se você já é curvilínea e quer diminuir o bumbum, opte por jeans sem bolsos traseiros. Além de trazer descrição, este modelo minimiza o volume. Para maior eficiência, aposte em calças com detalhes nos bolsos frontais, para desviar os olhares.

Aprenda a fazer o black power

Poderoso e com muito estilo, o black power voltou com tudo e chama atenção por onde passa. Portanto, aprenda a fazer:

- Como os fios já são enrolados, depois de lavar, deixe-os secar naturalmente.

- Assim que estiverem secos, puxe o cabelo para cima e para os lados, a partir da raiz, com as próprias mãos.

- Se a parte da frente ou a franja ficar muito alta, prenda alguns grampos para que as melenas fiquem mais baixas.

Os cabelos encaracolados estão com tudo e nesse verão prometem reinar entre as mulheres.

Donas de diferentes estilos e comprimentos, as negras saem na frente e apresentam uma quantidade enorme de alternativas para arrasar no estilo.

Fora o famoso black power ou o tradicional cachinho, existem inúmeras maneiras de variar o look. De forma simples e prática, o hairstylist Carlos Cesário, da agência BLZ em São Paulo, ensina como transformar o visual para ficar com a sua cara.


Eu sei que nem todo mundo gosta desse estilo, mais se vc gosta vai em frente e arrasa !!!!!!!


Beijoos

Ser Barbie é para quem pode

Preferência nacional entre as alas feminina e masculina, as madeixas deslumbrantes da boneca mais famosa do mundo não são mais um sonho distante para nós! Com as novas técnicas de coloração, tratamento e alongamento, ficou fácil conquistar melenas loiras e longas iguais as da Barbie.
Mas antes de sair correndo para o salão de beleza é bom ficar atenta, pois infelizmente nem todas nós podemos usufruir desse visual. "A primeira regra para quem quer mudar o look é saber que descoloração com alisamento é uma fórmula que não combina, por isso, se você tem os fios cacheados, é bom mudar de idéia", adverte o colorista Juha Antero, do MG Hair Design, de São Paulo.

Textura: lisos perfeitos
Garantir um cabelo liso com efeito natural é o mais importante. Por isso, se você possui madeixas cacheadas ou onduladas, o sonho de desfilar com o visual da Barbie pode ficar mais distante do seu mundo, já que alisamentos com guanidina e amônia não podem ser feitos em melenas descoloridas - e vice-versa.
Agora, se você quiser mesmo aderir ao look da Barbie, saiba que terá de virar escrava do secador e da chapinha para conseguir madeixas escorridas. Mas lembre-se de proteger os fios com produtos termoativados antes de começar o processo. Caso contrário, os fios ficarão ressecados, quebradiços e com aspecto queimado.
E se você já tem a cabeleira lisa, saiba que não passará em branco nesse tópico. O cabelo da Barbie não tem uma ondulação sequer, por isso, nem pense em secar os fios naturalmente - só de usar o jato quente do secador, seus fios já ficarão mais assentados e com o movimento desejado.

Cor: loiro dourado, quase platinado
Não adianta negar. Ficar loira é a vontade de 90% das mulheres. Sinônimo de sensualidade, a tonalidade mais pedida nos salões tem suas regras para ser usada. A primeira coisa que você precisa ter em mente é que madeixas claras precisam de manutenção para ficarem em dia. Por isso, é necessário preparar o bolso para visitas freqüentes ao cabeleireiro.

Para evitar que a cor fique manchada, o ideal é retocar a nuance a cada 20 dias. "Quem ainda não tem muita certeza se quer ou não desfilar com o famoso loiro-dourado-platinado, é melhor começar a clarear os fios com mechas e luzes", aconselha Juha Antero.

Para quem já tem as madeixas nos tons loiro escuro ou castanho claro, é possível descolorir os fios com água oxigenada volume 20 ou 30. Já para as melenas pretas, a solução é a decapagem, porém o colorista adverte que a técnica pode danificar (e muito!) os cabelos.

Movimento: suaves ondas
Lisos, sim, chapados jamais! Para conseguir o mesmo efeito do cabelo da Barbie, é preciso somar dois fatores importantes: cortes repicados e truques na hora de secar.

Se os fios forem muito lisos, enrole bobes na parte da frente para que o cabelo ganhe volume e deixe a raiz soltinha. Aplicar um pouco de mousse e fazer baby-liss somente nas pontas também ajuda. Além disso, fuja das madeixas retas, isso faz com que o cabelo fique pesado.

Corte: longo e com um suave dégradé
Se você quer fios longos como o da Barbie, é necessário ficar atenta a freqüência com que corta as madeixas. O ideal é a cada três meses, apenas para eliminar as pontas duplas. Em um intervalo menor, você corre o risco de perder comprimento.

E, como todo cabelo comprido pede atenção redobrada, é muito importante a manutenção em casa com produtos que previnam pontas ressecadas e duplas, como a aplicação de leave-in e reparador de pontas.

Vale lembrar que o cabelo original da Barbie é na altura da cintura e com as laterais em dégradé. Mas, na vida real, o visual não precisa ser seguido à risca. Afinal de contas, é preciso - antes de tudo - ver se o seu tipo de rosto combina com esse corte.

Em alguns casos, vale até mesmo encarar uma franja - e se alguém falar que o seu cabelo não está igual ao da boneca, é só falar que você se inspirou na Barbie Malibu.

No entanto, se você não tem o cabelo comprido nem paciência de deixar crescer, o cabeleireiro indica os alongamentos que dão o mesmo efeito e de forma natural.

Tratamento: brilho em alta
Não é segredo para as donas de fios loiros, principalmente os coloridos, que a tonalidade é a campeã em deixar as madeixas opacas. Para evitar que isso aconteça com sua cabeleira à la Barbie, a palavra preguiça deve ser riscada do seu dicionário, já que as hidratações terão de ser constantes.

Também será preciso investir em produtos específicos (leia-se xampu, condicionador e leave-in) para cabeleiras loiras. No salão, a recomendação é de que as técnicas de hidratação sejam feitas a cada 20 dias para que o tratamento seja mais profundo; porém, as máscaras hidratantes devem ser usadas semanalmente em casa.

"Meu conselho é que a mulher intercale máscaras de proteínas e queratinas com óleo de macadâmia ou abacate. A primeira ajuda a fortalecer a fibra, enquanto o segundo é excelente para restaurar a fibra capilar.

Outra dica para dar brilho às melenas é tomar uma ducha de água fria antes de sair do banho, para fechar as escamas do fio", ensina o expert Juha Antero.

Só para quem pode!
Ser uma loira tipicamente barbiana (sim, o visual é tão lindo que merece essa expressão própria que a gente se deu o direito de criar) não é para qualquer mulher. Antes de tudo, é essencial ter muita personalidade para segurar essa atmosfera blonde. E, depois, é essencial ter visual que facilite essa incorporação. Por isso, só invista no look se...

- tiver pele clara, já que é a que mais combina com o tom;
- for dona de madeixas lisas ou levemente onduladas;
- contar com dinheiro suficiente para bancar as visitas ao salão;
- for extremamente vaidosa para cuidar dos fios com carinho;
- não se importar de chamar a atenção por onde quer que passe;
- amar usar maquiagem 24 horas por dia!