sábado, 6 de dezembro de 2008

Aprenda a combinar as cores da moda

Que delícia, o arco-íris está na moda no verão. As cores vibrantes, o brilho, os looks metalizados e as estampas chegam com tudo para alegrar o nosso guarda-roupa. Mas com isso surge uma dúvida: como combinar estas peças sem parecer fantasiada para o Carnaval?

Segundo a professora de moda Sílvia Sato, a maneira mais fácil de não errar nas combinações é apostar em uma peça de cor vibrante acompanhada de outra em um tom neutro, como cinza, jeans, branco, preto, areia e cáqui, que sempre estão na moda. “Este verão está ótimo porque você consegue usar as peças novas que comprar, em cores fortes e cítricas, com as que você já tem no guarda-roupa, com cores mais neutras”, afirma Sílvia

Na hora de escolher as peças, é bom saber que as cores cítricas ficam ótimas em estampas e detalhes de roupas e também nos acessórios. Macaquinhos e vestidos em cores cítricas estão em todas as vitrines e, para usar, ficam lindos com um sapato neutro. “Um vestido pink flúor, por exemplo, fica show com uma sandália prata ou uma de verniz preto. Para completar o look, esmalte e maquiagem também em tons cítricos, acompanhando a roupa”, ensina a professora.

Misturar as cores também é possível, mas a tarefa exige mais cuidado porque certas cores podem ficar estranhas quando misturadas. Segundo Sílvia Sato, tudo depende do tom. “Um verde limão não fica legal com um alaranjado, mas um verde musgo fica ótimo”, observa. Na dúvida, vista a roupa e olhe no espelho. Se para você está estranho, troque uma das peças. Caso contrário, vá em frente.

Para não errar, algumas cores são combinações certas com outras. “O pink, que está muito em alta, fica ótimo com amarelo, azul ou laranja e a mistura do roxo com o verde dá um contraste lindo no visual. Vemos muito estas cores misturadas em estampas, mas se você quiser montar looks com peças de uma cor só, como uma bluzinha amarela com uma jaqueta pink, acompanhadas de uma calça ou saia jeans, faça sem medo”, assegura a especialista.

Se você estiver com medo de misturar cores, use e abuse das peças neutras para acompanhar as mais vibrantes. “O preto é ótimo. Combina com tudo, soma todas as cores e não pesa no visual. Com cores cítricas e fortes, fica lindo e esta mistura está sempre na moda. Uma pessoa acima do peso pode usar uma roupa preta, que disfarça as gordurinhas, com um acessório colorido. Além do preto, o branco, o cru, o gelo e o cinza bem clarinho combinam com tudo e são uma delícia para usar em dias de calor”, ressalta Sílvia.

As listras também estão na moda e, segundo Silvia Sato, elas combinam com quase tudo. Para acertar, preste atenção às cores do listrado e escolha peças ou acessórios para acompanhar que também possuam uma ou mais destas mesmas cores. Por exemplo: se a sua peça tem listras de várias cores, entre elas a vermelha, use uma calça, uma bolsa, ou uma sandália vermelha. Um esmalte vermelho também combina nesta situação. “Listras só não combinam com peças de cores que brigam com elas ou com estampas muito contrastantes”, complementa a professora.

Para evitar mesmo neste verão, só as dobradinhas de cores que remetem a símbolos fortes. “O verde e o amarelo da bandeira do Brasil, o amarelo e o vermelho do Mc Donald´s e o vermelho e o verde, que lembram a bandeira portuguesa, devem ser evitados, mas é claro que, com outros tons misturados, com estampas ou com cores complementares, tudo muda”, conclui a professora.

Nenhum comentário: