terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Cabelos no Verão: Beleza ou Tormento?

Você ama o verão, mas odeia seus cabelos nesta época do ano? Aprenda como cuidar bem dos seus fios
Você é daquelas que curte a época mais quente do ano com tudo que tem direito: piscina, mar, sol, esportes ao ar livre... Enfim, tudo o que pode fazer para aproveitar o calor. Isso é muito bom, pois faz com que você desfrute o que há de melhor das férias de janeiro e ainda mantenha o astral e auto-estima lá em cima. Mas, esta época também pode ser vilã: manchas pelo corpo, cabelos malcuidados, unhas quebradas... A mistura de sol, água do mar, areia e maresia podem transformar as férias dos seus sonhos em um pesadelo para sua beleza.

Para que você não brigue com o espelho, nós vamos dar dicas mais do que especiais para cuidar muito bem de quem mais sofre nessa diversão toda: os cabelos.

Passar a tesoura ou não?
O que fazer com o comprimento dos cabelos? Essa dúvida sempre pinta quando o calor vai se aproximando. A boa notícia é que a moda do verão 2006 vai ser uma loucura: nada de regras. Os cabelos podem ser curtos, médios, longos, lisos, enrolados, ondulados, repicados, desfiados. Você já reparou nos cabelos de Vitória, de Belíssima, vivida pela atriz Cláudia Abreu? Eles são curtos e desfiados, fazendo um look bagunçado. É isso que vai estar em alta. Uma coisa é certa, cabelos curtos são mais fáceis de cuidar, de pentear, quebram menos... Porém, nem todo mundo gosta ou fica bem com cabelos acima do ombro. Por isso, o importante é ter paciência para deixar os cabelos bonitos, sejam eles curtos ou compridos.

Dica para cabelos cacheados

A Linha de Tratamento Pantene Cachos Hidratados possui xampu e condicionador que ajudam a definir os cabelos cacheados e ondulados. Eles amaciam os fios e controlam aqueles rebeldes, dando uma aparência delicada aos cabelos. Os cachos podem ficar flexíveis e definidos.


Liso ou cacheado?
Amiga, se seu cabelo é cacheado, e você passa horas fazendo chapinha, pode parar! A moda é ter um visual o mais natural possível. Não importa se o cabelo é liso ou crespo, o importante é mostrar que o seu cabelo está natural. Basta cuidar deles direitinho para terem aspecto de saudável e bem tratados! É isso que importa!




Tonalidade
As cores da moda também não vão seguir regras. Cada um tem a cor de cabelo que gosta e que mais combina com sua pele. As mechas vão dar um toque de modernidade e deixar seu visual superfashion,


Quem tem cabelo loiro pode fazer mechas um pouco mais escuras que o tom dos cabelos. Vai ficar um arraso! As morenas podem abusar do chocolate com pimenta, ou seja, fazer mechas avermelhadas!



Cuidado com os Fios

A gente ama o sol e as marquinhas de biquíni que ele deixa na nossa pele. Mas ninguém gosta de ficar com a pele manchada e descamando, não é mesmo? É por isso que todo mundo evita os horários de sol mais forte e usa protetor. O que pouca gente sabe é que os cabelos também precisam desse cuidado.



Está estranhando? Então preste atenção! Essa mistura de sol, praia, piscina em cabelos desprotegidos traz como conseqüências fios ressecados, sem brilhos e quebradiços. O cabelo fica sem graça e totalmente sem vida. Se for cacheado ou tingido, as conseqüências são ainda piores: a tonalidade dos cabelos pode mudar e deixar os fios desbotados. Os cabelos que não são lisos sofrem porque, ao ressecarem, ficam elétricos e armados. Então, amiga, se ligue nessas dicas!


O uso de protetor solar auxilia no tratamento dos cabelos. Ele hidrata a fibra capilar e impede que os raios solares danifiquem os fios. Segundo o dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo (SBEC), Dr. Valcinir Bedin, “o filtro UV reduz os danos na superfície do fio, além de prevenir a degradação da cor natural ou artificial dos cabelos”.



A Revlon lançou o Aquamarine Protetor Solar para Cabelos. Com algas marinhas e sais minerais, promete dar brilho, volume e maciez às madeixas. Você pode encontrar este produto em drogarias e lojas de cosméticos por cerca de R$11,00. Mas, além desses, existem outros protetores de cabelos, que prometem ações parecidas. Informe-se em lojas especializadas.


Alguns tratamentos


Existem diversos tratamentos capilares como hidratação, cauterização, reconstrução capilar, que dão uma arrumadinha nos fios danificados e deixam os cabelos com um aspecto mais bonito. Porém, estes tratamentos custam muito caro. Por isso, se ligue nessas dicas e fique com um look legal, gastando pouco!


Um dos problemas mais comuns nas madeixas de todas nós são as pontas duplas. O que fazer com elas? Pegar uma tesoura e cortá-las? Está certo que é importante ir ao cabeleireiro regularmente e cortar pelo menos as pontinhas, mas se você for cortando todas as pontas duplas que aparecerem, vai ficar careca.

Uma dica pra você acabar com essas indesejáveis pontas é usar reparadores. Eles protegem os fios e dão um jeitinho nos rebeldes, com pontas espigadas. Um desses produtos disponíveis no mercado é o Reparador de Pontas Brilho & Mistério, que tem três versões: Castanhas do Brasil, Ceramidas e Filtro Solar. O Reparador tem silicone, vitaminas A e E e protege os fios do seu cabelo de raios solares e do cloro. E sabe qual é o melhor dessa história? O preço médio é menos de 5 reais, cada. Mas lembre-se: os reparadores devem ser usados apenas nas pontas dos fios, ok?



Cuidados completos


Cada tipo de cabelo merece um tratamento diferente. Uma pessoa que tem cabelo liso e oleoso não pode fazer hidratação ou usar condicionador em excesso, por exemplo. Por isso, preste atenção no seu tipo de cabelo e se ligue nos cuidados e dicas que Julio Crepaldi, um conceituado cabeleireiro brasileiro, sugeriu:


- Cabelos normais: quem tem esse tipo de cabelo deve dar preferência aos xampus hidratantes, pois, segundo ele “esse tipo de xampu limpa suavemente e, como a sua fórmula possui emolientes umectantes, deixa os cabelos levemente hidratados”.


- Cabelos tingidos: Para evitar que a cor desbote, “o ideal é utilizar, de forma preventiva, protetores que impermeabilizam os efeitos da ação desses agentes. E também xampus e condicionadores hidratantes específicos para cuidar da cor dos cabelos”.


- Cabelos cacheados: Crepaldi considera este tipo de cabelo o mais delicado. Ele necessita de muitos cuidados e muita atenção. A hidratação é fundamental e deve ser feita periodicamente. Xampus perolados, que são mais hidratantes do que os outros tipos, são os recomendados pelo cabeleireiro para quem tem cabelos cacheados e secos.



Amiga, você viu que o importante não é mudar o cabelo que você tem, mas sim usar produtos adequados e deixá-los naturais. Veja as qualidades que seu cabelo tem, goste dele e o valorize do jeito que ele é. Fazendo isso, você vai ser mais feliz e arrasar no verão!

Nenhum comentário: