terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Dicas para ter uma pele perfeita

Ter uma pele livre de manchas, espinhas e marcas é o desejo de toda Garota. Mas, para que isso aconteça, é preciso tomar certos cuidados. As manchas denunciam a idade e afetam a auto-estima e geralmente são causadas pela grande exposição ao sol, que pode ser perigosíssima, principalmente por ter efeito acumulativo sobre a pele, ou seja, todas aquelas horinhas estirada na esteira continuam agindo em nosso corpo.

Assim, o excesso de exposição solar, ao longo dos anos, tem o potencial de estimular a produção de melanina da pele de forma irregular, causando as tão temidas marquinhas na pele. As manchas solares são mais comuns em pessoas claras e aparecem em locais sensíveis como o rosto, ombros, colo, antebraços e dorso das mãos. A dermatologista Carla Albuquerque explica as diferenças entre cada tipo:

O melasma, também conhecido como “mancha da gravidez”, tem coloração acastanhada e aparece principalmente no rosto, bochechas, testa, nariz e buço. Além da exposição solar, que é o principal fator desencadeante, fatores genéticos e hormonais também contribuem para o aparecimento da mancha. Fugir do sol durante a gestação pode ser uma opção, mas, atenção, os melasmas não aparecem apenas em mulheres grávidas, e inclusive pode surgir em homens.

A melonose, é mais comum em pessoas claras que costumam se expor ao sol sem proteção. Com o passar do tempo a mancha pode crescer, ficar áspera e, até mesmo, se transformar em lesão pré-cancerígena. Também tem cor acastanhada e aparece normalmente após os 45 anos de idade.

As famosas “sardinhas”, chamadas de efélide, são manchas pequenas, de tonalidade marrom clara, que surgem principalmente em pessoas branquinhas e ruivas, por tendência genética ou por queimaduras solares. As sardas tendem a escurecer durante o verão pela exposição mais intensa ao sol.

Evitar a exposição, principalmente das 10 às 16 horas, e usar diariamente filtro solar de boa qualidade em todas as áreas expostas da pele, são cuidados básicos que podem diminuir o efeito no corpo. No verão é importante aplicar o protetor solar a cada duas horas para garantir sua eficácia.

Além dos cuidados alguns tratamentos ajudam a diminuir e acabar com as manchas provocadas pelo sol, mas saiba que apagá-las totalmente não é uma tarefa muito fácil, digamos quase impossível, que exige paciência, calma e convenhamos um certo dinheirinho.

Entre tantos tratamentos podemos citar o peeling químico, a crioterapia com nitrogênio líquido, luz intensa pulsada, laser e cremes clareadores que são ótimas opções e podem trazer um resultado satisfatório.

Nenhum comentário: