quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Cuidados com os cabelos longos

Você anda ouvindo que cabelo curto é o look do momento, não? Pois então, não exatamente. O corte que está na moda agora é aquele em que os cabelos ficam na altura entre o busto e os ombros – Angélica foi a última a aderir ao visual. Este cabelo é um cabelo médio, na realidade. Mas todo mundo sabe que "Rapunzéis, Pocahontas e Ariéis" sempre têm lugar garantido na preferência nacional – feminina e masculina!

As princesas em questão certamente nunca deixaram seus cabelos ressecarem, encherem de pontas-duplas... Esta matéria foi feita para você também transformar suas longas madeixas em cabelos de princesa.

A regra de ouro é: cabelo comprido tem que tratar. Faça deste seu mantra e siga à risca. Não tem coisa mais feia e com ar de desleixo do que um cabelão maltratado. Entenda por “tratar”: hidratação, cortes regulares, produtos de qualidade adequados ao seu tipo de cabelo.

Hidratação
Os cabelos compridos tendem a ressecar mais que os curtos. As pontas, logicamente, são mais “velhas” que a raiz. Portanto, é muito mais fácil manter os nutrientes no bulbo do que fazer com que eles desçam pelo fio até chegar às pontas. Solução? Hidratação.

A hidratação deve ser feita a cada 15 dias. “Hoje já existem hidratações inteligentes”, diz Bruno Lemes, hair stylist do MG Hair. “É muito fácil: cinco minutos de máscara no cabelo e você já pode enxaguar. É tão simples que você pode fazer em casa.”

Corte
O corte deve ser sempre renovado. Por mais que seu cabeleireiro seja ótimo e o que ele faz no seu cabelo dure até seis meses, as pontas deterioram, abrem, viram pontas duplas, ressecam... e isso, no fim das contas, se estende para o fio.

Bruno é categórico: “Cortar as pontinhas revitaliza o cabelo. Meu conselho é sempre dar uma aparadinha a cada 45 ou 60 dias”.

Produtos específicos
Use bons produtos, sempre. E por bons produtos, não queremos dizer produtos caros, mas aqueles que realmente se adéquam ao seu tipo de cabelo.

Por exemplo, um produto que existe no mercado, mas não é muito usado são as ampolas sem enxague e termoativas. É muito fácil de usar: depois de lavar os cabelos, você aplica a ampola e seca com secador. Este produto é à base de vitaminas, aminoácidos e queratina, e vai reestruturar e selar o fio. Não substitui uma hidratação, mas é um tratamento muito bom e que pode ser feito em casa ou no salão.

Aliás, se você usar a ampola no salão, Bruno dá uma dica de mestre. “Depois da ampola, eu costumo aplicar um produto à base de gérmen de trigo, e em seguida escovo o cabelo. Parece uma coisa boba, mas a diferença é gritante, e a cliente percebe na hora.”

Finalizadores (leave-ins)
Bruno insiste na importância do uso dos leave-ins, ou finalizadores. “Os finalizadores são fundamentais. A brasileira tem que ter o hábito de usar este produto, pela higiene e pelo tratamento. Então, a ordem é esta: xampu, máscara e/ou condicionador e o finalizador.”

O finalizador coloca uma película protetora sobre o fio, proporcionando textura e um bom acabamento. Para cada tipo e textura de cabelo é indicado um finalizador específico – para ondular, para a praia, para alisar no dia-a-dia etc. São produtos fundamentais para a manutenção da saúde e da vitalidade dos cabelos longos.

“Não adianta hidratar sem finalizar corretamente. Pense assim: o finalizador está para o cabelo como o hidratante está para o corpo”, conclui Bruno. Para acertar na escolha do seu, peça auxílio para um bom profissional e voilà: seus cabelos, longos e lindos para sempre.

fonte: http://beleza.ig.com.br

Nenhum comentário: