quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

MODA E DITADURA

*
*
Ludimila é editora de uma revista de moda, do tipo que a cada temporada acompanha os desfiles do país. Sempre sentada na primeira fileira, e de cara com a passarela, ela é “daquelas meninas que usam um cinto superalto, comprado em brechó”.

Personagem criada pela jornalista Nina Lemos para o livro A Ditadura da Moda (Ed. Conrad)*, Ludmila é uma menina inserida no “mundinho da moda”, mas que tem uma formação um pouco incomum: ela é filha de militantes políticos da época da ditadura militar, seu pai morreu numa prisão e sua mãe virou uma hippie que mora na cidade mística de São Thomé das Letras. Contra qualquer expectativa de seus familiares, ela preferiu seguir o caminho fashion. E agora, “dita moda”, como conta Nina Lemos na entrevista a seguir.

Mary Jane: Por que Ludimila escolheu trabalhar com moda?
Nina Lemos: Ela resolveu trabalhar com moda porque queria ter uma vida leve, divertida. A infância dela já foi barra pesada demais. E o que ela descobre no decorrer do livro é que não é tão tranquilo assim trabalhar com moda.

Mary Jane: Como a Ludmila se veste? Ela é mais chique, moderninha, patricinha?
Nina Lemos: Ela é super moderna! Acho que bem mais do que eu. Sabe aquelas meninas que usam um cinto superalto comprado em brechó, misturado com uma calça de cintura também alta? Ela é assim. E está sempre com óculos enormes, claro.

Mary Jane: É preciso estar na moda para ter estilo?
Nina Lemos: Nãoooooo. Mas aí, pronto, quando você vê, o seu estilo está na moda! Foi assim com o punk, é assim com os brechós, é assim com tudo.

Mary Jane: O que acha de meninas que estão sempre na moda?
Nina Lemos: Acho legal gostar de moda, nada contra. Agora, pensar nisso o tempo todo e se achar melhor do que os outros porque segue as tendências.... ah, acho uma perda de tempo. E fora que você acaba sendo vítima de uma engrenagem de consumo monstra, e nem percebe.

Mary Jane: Você gosta de moda? Costuma acompanhar tendências?
Nina Lemos: Adoro moda e sou bastante consumista. Não fico atrás do que é tendência, mas, como todo mundo, acabo sendo vítima delas. Com moda é assim, um dia você acorda gostando de verde e não sabe porquê. E quando vai ver, é porque um cara lá em Londres inventou que era bom vender essa cor que antes estava encalhada!

Mary Jane: Quem são os pais de Ludmila?
Nina Lemos: Os pais dela eram militantes políticos muito sérios que pegavam em armas. O pai morreu torturado no DOI-Codi [Centro de investigação e repressão do governo militar]. E a mãe, depois de ficar presa por sete anos, virou uma hippie que mora na cidade de São Thomé das Letras e acredita em discos-voadores.

* Quer pegar um autógrafo de Nina Lemos no seu livro? Dá uma passadinha do lançamento de “A Ditadura da Moda”, na Livraia Cultura, dia 12/02/09, às 20h, em São Paulo. Av. Paulista, 2.073 / Tel.: (11) 3170-4033

Nenhum comentário: