quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Tire suas dúvidas sobre Cabelo ondulado, franja e alisamento

Para ondulados ou, no máximo, cacheados, quando a raiz tem dois ou três centímetros de fios lisos, o mais indicado é o alisamento térmico à base de tioglicolato de amônio. “Alisa em definitivo e pede retoques a cada quatro ou seis meses, de acordo com o grau de ondulação”, revela Sérgio Marucci, gerente-educador da Panamerica Haircare & Cosmetics. “Processos químico e térmico deixam o cabelo bem liso ou com movimento natural nas pontas”, completa Michele Cristina, especialista do salão Éclat, no Rio de Janeiro. A franja cai bem após o alisamento, mas precisa ser modelada com um bobe de velcro. “Para uma franja como a da atriz Taís Araújo, deve-se cortá-la reta com as pontas levemente desconectadas”, ensina Michele.

Um cabelo ondulado e ralo recebeu escova definitiva há mais de um ano e até agora está sem forma. O que fazer para melhorar esse aspecto?
Juliana Nóbrega, por e-mail
O cabelo que foi quimicamente modificado com escova definitiva, como o próprio nome diz, ficará totalmente liso, mas durante o crescimento, aparece uma área de contraste que separa a parte alisada da raiz em crescimento. “Para quem fez escova definitiva, a solução é igualar as duas texturas retocando a raiz com o mesmo tratamento anterior”, explica Paulo Vinícius Duarte, instrutor da Academia Werner, no Rio de Janeiro. No caso de aplicar também na parte crescida, já que o excesso de volume incomoda, a dica é fazer antes um teste de mechas, a fim de verificar se as pontas vão resistir à reaplicação do produto”, ensina Paulo Siqueira, técnico da Red Iron.

Como tratar e modelar fios que ficam cacheados na raiz e lisos nas pontas?
Waleska Fernandes, por e-mail
Antes de modelar, o certo é igualar as pontas. “Deve-se escovar todo o cabelo para que ele fique uniforme e com a mesma textura”, revela Petrus Brasil, do salão Jean Yves Coiffure, no Rio de Janeiro. Segundo ele, pode-se proceder de três maneiras. Primeiro com babyliss, para dar o efeito bem definido, de aparência mais artificial. “Também é possível trabalhar com bobes tradicionais. Assim, os cachos serão largos e menos marcados. Há ainda a opção de enrolar as mechas nos dedos, com efeito similar ao dos bobes”, enumera. A qualidade do cacheado é delimitada pelo tipo de corte. O reto não ajuda na hora da modelagem, pois deixa as madeixas pesadas e sem movimento. “Se for em camadas, os cachos ganham mais definição e firmeza”, completa.

fonte: http://www2.uol.com.br

Nenhum comentário: