segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Férias na cidade? Veja onde ir e o que vestir

A casa da praia está cheia, você está sem grana, não rolou uma companhia legal, vai ter que dar plantão no trabalho, está terminando o mestrado, sei lá... Por alguma razão, não vai poder viajar. O sonho de ficar olhando o mar ou subir no alto de uma montanha será adiado: vai passar as férias na cidade. Tudo bem. Depois de uma depressão temporária é hora de passar para o momento "Poliana" - sabe aquela personagem que via sempre o lado bom das coisas? - e começar a pensar que a sua cidade até que é bonita no verão. E se estiver vazia, ela fica mais legal ainda.
Alexandre Schneider/UOL
Passeios possíveis na grande cidade vazia

Para isso, vamos começar a pensar nas possíveis diversões e seus figurinos ideais. Se a cidade está meio em recesso, as formalidades mais caretas também estão dispensadas, não é mesmo? É a hora de encarar a sua cidade como turista, com um olhar fresco, como se fosse a primeira vez. É hora de se vestir de maneira leve e descompromissada, colorida e divertida, como se estivesse numa cidade estranha.

Passeio no parque

Você conhece os parques da sua cidade? Já deu um tempo para passear sem pressa e ver o verde, deitar na grama, descansar sob as árvores num final de tarde, lendo um livro bem legal? Durante a semana os parques das cidades costumam ficar meio vazios e podem proporcionar ao freqüentador momentos deliciosos de tranqüilidade. Vista um short, uma camiseta, ou uma blusinha um pouco mais romântica e um chapéu e vá aproveitar o parque da sua cidade. Use tênis, para ficar bem à vontade, ou até uma sandália baixa se não quiser empreender altas caminhadas.
Leve uma mochila com uma canga, um cardigã levinho, sanduíche ou fruta, água e livro, pra não ter hora para voltar.

Museu e centro da cidade
Alexandre Schneider/UOL
Outro passeio que a gente nunca tem tempo de fazer é visitar com calma os museus da cidade. Se a sua cidade for grande - ou mesmo nas cidades menores - há sempre uma Casa de Cultura, um museu da história da cidade, uma casa preservada para se conhecer. Pense bem: se você estivesse de viagem, até o museu do telefone seria assunto. Então vamos lá descobrir a história que a sua cidade tem pra contar. Vá de vestido, sandália de tiras ou gladiador baixa para poder explorar o centro da cidade - sim, porque os museus normalmente são no centro, né? - e bolsa para dinheiro e câmera fotográfica.

Mercados, exposições e botecos

Para um passeio mais radical com os amigos, as grandes exposições e os mercados são uma boa opção para o sábado de manhã. Se a turma contar com um cozinheiro entusiasmado, beleza, dá pra fazer uma compra legal e ir preparar um superalmoço. Se vocês não forem muito do fogão, o ideal é se jogar no boteco do mercado, ou sair dali para uma boa feijoada. Ainda bem que somos brasileiros. Figurino ideal: vestido de algodão estampado, larguinho e soltinho, e sandália de couro para as mais mocinhas. Para as mais esportivas vale bermuda ou short (não colado, tá?) com blusinha solta ou romântica, tênis, colete.
Divulgação
Almoço com amigas e compras

Depois desses passeios mais culturais, uma boa pedida é se jogar nas liquidações que costumam acontecer em janeiro nas grandes cidades. Em toda parte se encontram liquidações. Juntar uma ou mais amigas para botar a conversa em dia, que não teve lugar durante o ano, almoçar num lugar bem charmoso e terminar o dia fazendo a unha para encontrar com o marido ou namorado. Ótimo! Este passeio já exige um pouco mais de produção. Um vestido mais fashion, justo e estampado. Uma sandália ou sapato de salto, bolsa de mão, bijuterias, óculos escuros e make leve. Um short de alfaiataria com uma blusa de seda incrível também caem bem.

Cinema, teatro e shopping

Para essas ocasiões o estilo é mais arrumadinho, pois os ambientes são fechados e a proximidade entre as pessoas é maior, sendo que o teatro exige um pouco mais de formalidade. Nada muito exagerado, só um pouco mais montado.

Calças compridas - agora temos várias opções de modelos novos - camisas brancas ou blusas românticas e vestidos mais convencionais têm espaço nessas ocasiões. Bolsas, echarpes ou lenços, sapatos fechados, brincos grandes e saltos: tudo isso funciona.

Jantar chique

Pode ser que, assim como você micou na cidade, algum amigo também tenha que trabalhar no final do ano, ou então, pode ser que seu marido faça aniversário nesses dias. É hora, então, de botar pra quebrar e descolar um belo vestido mais sofisticado para conhecer um novo restaurante na cidade. Um vestido simples, mas de tecido sofisticado pode ser uma opção boa para as férias, quando as pessoas não estão querendo aparecer muito, mas sim, aproveitar o tempo. Uma modelagem solta e leve é boa para o verão. Você pode acrescentar um xale ou echarpe, para não passar frio no ar-condicionado.

Baladinha

A cidade não pára. Mesmo que você imagine que não vai ter nada pra fazer, sempre tem uma casa noturna, uma boate, uma balada que está fervendo na cidade. Um vestidinho mais colado e curtíssimo, um look mais rock´n´roll de bermuda ou calça skinny são a produção ideal para estas ocasiões.

Nenhum comentário: