segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

O que fazer para o cabelo crescer mais?

Cabelos, juba, crina... Tudo isso simboliza vigor e poder. “Eu tenho a força!”, dizia He-man, que também ostentava uma bela cabeleira. Quem nunca se sentiu como um Sansão tosado, depois de um corte meio equivocado ou quando seu cabelo demora pra crescer?

O crescimento médio dos cabelos é de 1 cm por mês. É bastante coisa, se você pensar que isso significa 12 cm por ano. Mas quando seu cabelo está muito curtinho, é normal querer apressar o andar da carruagem ou então achar que ele não está crescendo da forma como deveria. Se isto realmente está acontecendo, a primeira coisa que você deve fazer é excluir qualquer problema de saúde.

*Excluindo hipóteses

Segundo a professora Sheila Bellotti, tricologista do Instituto que leva seu nome, o primeiro passo é analisar se o cabelo não cresce por estar sendo tratado de forma errada que o leve a quebrar ou ficar danificado. “Muitos pacientes dizem que os cabelos não crescem, mas cortam um ou dois dedos de cabelo mensalmente, ou seja, tiram o total do crescimento naquele período. Não tem como crescer”, diz.

Por outro lado, existem patologias que afetam o crescimento dos cabelos e que devem ser tratadas por um especialista, como o hirsutismo. Consulte um endocrinologista para descartar problemas hormonais.

“O mecanismo de controle de crescimento dos cabelos é muito sensível. O cabelo nasce no folículo piloso, e este é nosso verdadeiro tesouro, portanto de nada adianta sair cortando as pontas. Descontroles hormonais, problemas circulatórios, hereditariedade, deficiência de elementos (vitaminas, ferro, aminoácidos), tudo isso interfere”, diz a professora.

*Tratamento especializado

Na tricologia contemporânea, utiliza-se a estimulação com ativos específicos e as fototerapias, cujo principal representante é o laser de baixa tensão.

“Os tratamentos terapêuticos podem ajudar muito no crescimento saudável do cabelo”, revela a especialista. “Nutrição, Oxigenação e Estimulação são indicadas para o conjunto pilo-sebáceo e fios”, conclui.


*Corte de cabelo na Lua correta

Embora não haja até hoje nenhum fundamento científico que comprove, se as fases da Lua influenciam as marés (inegável!) e a agricultura, por que não o crescimento dos seus cabelos? Não custa tentar, né? Atenção para as fases!

Lua Nova: Evite. Não é indicado para cortes de cabelos.
Lua Cheia: Crescem mais lentamente e aumenta de volume.
Lua Minguante: Bom para fortalecer o cabelo.
Lua Crescente: Crescem mais finos e mais depressa.

*Anticoncepcional no xampu
Isso é um grande mito, nem perca seu tempo. Próxima!

*Produtos


Existem muitos produtos indicados para ajudar no crescimento dos cabelos disponíveis no mercado. Um dos ativos mais usados nos xampus e cremes que prometem promover um crescimento mais rápido dos cabelos é o jaborandi, que, segundo os fabricantes, estimula a circulação do couro cabeludo.

*Receita caseira

Para finalizar, uma receita caseira. Quem testou garante que funciona!

Miriam de Souza, esteticista e cabeleireira, foi quem nos mandou esta receita:
Ferva folhas de bananeira, como se estivesse fazendo um chá. Lave e condicione os cabelos normalmente e, depois da última enxaguada, jogue o chá. Faça disso uma rotina, e você vai ver a diferença!

Atenção! Em todos os casos, seja qual for a sua alternativa, é sempre recomendável que o seu cabeleireiro acompanhe todo o processo. Vale lembrar que a boa alimentação e hábitos saudáveis também contribuem muito pra saúde dos seus cabelos. Visitar um dermatologista também pode ser interessante.

Nenhum comentário: